Minha foto
Nome:
Local: Brazil

SO' DEUS SABE....

sábado, 11 de agosto de 2007

MONASTERIO REAL DE SANTA CREUS

Fomos visitar esse Monasterio que não difere muito dos outros 2 anteriores pois também faz parte do conjunto cirtercense (ou ordem de Cister). Mas monasterio a parte fiquei muito feliz em chegar la sem o GPS e só' errei a direcao uma vez, já e' um progresso. Vamos ao que interessa, foi fundado em 1158, com algumas diferenças na estrutura social e de resultados. Nos outros 2 monasterios os monges/freiras eram incomunicáveis, neste não viam problema em compartilhar a vida com as pessoas, inclusive trabalharam juntos aos camponeses na construção da Catedral. Também não dependiam de nada do "mundo exterior", tudo que comiam e bebiam era cultivado ali, por eles mesmos . Tiveram um papel importante na fundação da ordem militar de Montesa, que substituiu os Templários por ordem dos Reis da Espanha. Participavam da politica como conselheiros dos soberanos, e se "encarregando" dos pueblos alrededor. Na área cultural, destacaram-se pelo estudos humanitários e pela grande biblioteca que ali possuíam. Eram conhecidos pelos livros de diferentes generos (inclusive pagãos) que copiavam e trocavam com outras bibliotecas. Sua decadência se deu com a Guerra da Independência no século XIX, perderam seus bens e direitos a clausura, mais tarde tudo foi saqueado e incendiado. Em 1931 foram iniciadas obras de restauração, mesmo assim os monges nunca mais voltaram a viver ali.
Em 1975 foi criada a " Obra Cultural de Santa Creus" que uma vez por ano realiza programas de Musica Clássica e Sacra, um curso internacional de verão de canto Gregoriano, concertos de orgaos, etc. Mais o melhor mesmo veio quando sentamos em baixo de uma árvore para fazer nosso picnic, estávamos sentadas e não sei de onde surgiu uma gatinha miando desesperadamente, achei que fosse fome e tentei atrai-la com pedaços de presunto. Ela não parava de miar e olhava pra cima da uma árvore, fui la e vejo um gatinho filhotinho, que devia ter um mês. Como não ia conseguir pega-lo sai e deixei que a mãe se virasse, não sei se caiu ou se jogou de cabeça, mas os 2 estavam comendo o meu presunto. De repente, se assustam e saem correndo para o meio da rua, eu já imaginando a tragédia, corro para parar um carro. O motorista assustado abre o vidro e pergunta em francês e eu dizia "GATO^, GATO^" ele me olhava não entendendo nada, só' depois fui lembrar que " gateau" ( a pronuncia e' a mesma) e' bolo em francês. mais consegui salvar os dois gatinhos. Missão cumprida.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial