Minha foto

SO' DEUS SABE....

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

SALVADOR DALI - FIGUERES

Sempre quis visitar Figueres e ver a obra de Salvador Dali, ontem fomos pela manha bem cedo. De Sitges ate Figueres leva 1:30 respeitando os limites de velocidade, que recentemente estão mais baixos e controlados. Não sou de "voar" por ai, mas de que serve uma boa estrada e um carro veloz se temos que andar a 80 ou 100 km/h? Figueres já me surpreendeu logo de cara, a cidade que pensei ser um pueblo na montanha, era algo mais parecido a São Paulo sexta feira a noite, um caos.... Lotada de pessoas e carros (a maioria franceses, a fronteira esta a 20km) levei uns 40 minutos para chegar ate o museu Dali, la chegando fiquei rodando a 20 km/h procurando um estacionamento, todos lotados... Mais 15 minutos para sair daquela confusão, parei o carro na rua`a pelo menos 1.5km do museu. Já sabia que ia ser algo de outro mundo, mais o que vi era alem do que podia esperar, começando pela fila que dava a volta no quarteirão para comprar o ingresso. Minha mãe entrou em pânico, dizendo que se fossemos pegar aquela fila e visitar o museu, iríamos pegar a estrada a noite (aqui esta anoitecendo as 9pm, era meio dia). Já estava ficando irritada, resolvi que o melhor era comer; penso melhor de barriga cheia. Não queria demonstrar pessimismo mais dava para ver que iria ser bem cansativo, também não conseguia acreditar que tinha ido ate ali e não entraria no museu. Decidi me informar melhor para uma futura visita (comprando as entradas pela Internet se possível), quando me disseram que por 6 euros a mais ou seja 16 euros, entraria sem fila, teria uma visita a pé' pelo centro da cidade com um guia e entrada para uma exposição especial de jóias desenhadas por Dali, nao pensei duas vezes. Em 15 minutos entramos na tal exposição - MARAVILHOSA, na hora marcada encontramos o guia, que em 1 hora nos levou para os pontos de maior interesse da cidade, contando a historia que girava totalmente em função de Dali. Descansamos 10 minutos e entramos no museu, o guia foi explicando se e' que isso e' possível, a mente Daliniana. Explicava o que cada objeto significava, e o que a composição desses objetos em suas obras queriam dizer. Contou sua vida desde a infância e como já era rebelde, falou da sua insegurança sexual ate' os 20 anos, da sua vida com "Gala" sua mulher e paixão, dos seus delírios de grandeza, suas paranoias. Nunca fui muito fã de arte surrealista, mais queria entender de onde vinham essas "ideias" tão estranhas para mim. Minha conclusão e' a de que só pode vir de um louco, mas também um génio. Louco por mostrar todos os seus delírios, por se achar o melhor e fazer com que outros também o achassem; por amar uma mulher casada(que abandonou o marido e filha pequena), estrangeira e dez anos mais velha que ele por toda sua vida. Era sua musa-amante. (Dizem que quando ela morreu, ele ficou seriamente doente e nunca mais se recuperou). Génio por suas obras tão lindas e tão "diferentes", por estar a frente da sua geração, por fazer de seu Museu-Teatro património da Humanidade.